terça-feira, 17 de julho de 2012

Brave (Valente - 2012)


Sinopse: Na antiga e mítica Escócia, uma jovem de cabelos despenteados e filha da realeza chamada Merida, prefere ser arqueira a princesa. Com isso, coloca em risco o Reino do pai e a vida da mãe. Para colocar tudo no lugar, Merida terá que lidar contra a magia e as forças da natureza.

Quando saiu a primeira notícia de que "Brave" seria feito, fiquei muito animado, pois seria o primeiro filme da Pixar no estilo conto de fadas Disney: tudo pra ser genial. Depois de uma longa espera e dificuldades - com direito a troca de diretor durante a produção -, as primeiras críticas foram saindo e o pior aconteceu. Fui ver o filme com a expectativa meio baixa.

Como sempre, a Pixar destrói no quesito visual. Cenários maravilhosos, caracterização dos personagens excelente, cabelo da Merida lindo e tals. Infelizmente, o roteiro desaponta. A história tem um potencial incrível, os temas e mensagens são bem trabalhados - apresar de super clichês -, os personagens são carismáticos, muitas piadas funcionam bem, mas fica faltando alguma coisa pra torná-la inesquecível e não vou saber dizer o que é.

Merida, seus cabelos ruivos e a luzinha do destino

A trilha sonora do escocês Patrick Doyle é bem, hã, escocesa exatamente esse som de gaita de foles na sua cabeça mas é bem bonita e funciona bem com o clima do filme. Já as canções originais - é, também foi uma surpresa pra mim o filme ter canções no meio da história - são muito fraquinhas e esquecíveis e ainda me colocam uma menina da voz ruim pra cantar. A música mais legal é a do Mor'Du, mas nem toca direito no filme.

A dublagem brasileira é ótima, sem Luciano Huck pra atrapalhar mas estou curioso pra ver em inglês porque o sotaque escocês dá um charme a mais pro filme - como dá perceber nos trailers.

"Mas e aí, o filme é bom?" Sim, muito legal. Só que não é "nível Pixar". E é isso que não deixa o filme inesquecível. Mas com certeza vale a pena conferir. Não se esqueça que depois dos letreiros tem ceninha extra =)

Ah é, e como todo filme da Pixar, tem filminho antes do filmão. Dessa vez é "La Luna" e é super bonitinho e bem feito.
Menininho de "La Luna"

Trailer com as vozes originais:

"If you had the chance to change your fate, would you?"

Um comentário:

  1. Eu vi o trailer desse filme e apesar de babar no cabela da menina achei tão... comum.
    Sabe, as piadinhas, aquilo de contar uma história estilo conto de fadas, mas com as piadinhas de sempre e o estilo "estou contando uma história" (tipo quando ela apresenta a família). Eu sou meio old school, isso vc já sabe, mas perderam a mão mesmo.
    Fiquei meio triste com a resenha, porque Escócia, na minha cabeça, é tipo um lugar ainda não descoberto com histórias pra contar. Como vc disse, tinha tudo pra ser muito bom, mas eu já imaginava que não seria.
    Sobre o Patrick Doyle, taí um compositor que eu sei que não faz nenhuma trilha OMG, mas que tb não me desaponta. Aquele cara correto, sabe?...
    Ótima resenha, e eu ri um bocado com as coisas riscada (que nós dois sabemos ser o que realmente interessa OIHGOISGHDOIGHFOIG)

    ResponderExcluir