segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Winter’s Bone (Inverno da Alma)



Direção: Debra Granik
Roteiro: Debra Granik, Anne Rosellini
Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Garret Dillahunt, Casey MacLaren, Kevin Breznahan, Dale Dickey
Ano de lançamento (EUA): 2010
Indicado ao Oscar de Melhor: Filme, Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (John Hawkes), Roteiro Adaptado

Ree (Jennifer Lawrence) é uma jovem de 17 anos que assume a função de pai e mãe dentro de casa. Tem que cuidar tanto dos irmãos mais novos, quanto da mãe catatônica. Depois de ser preso por fabricar metanfetaminas, seu pai coloca a casa da família como garantia da fiança; está desaparecido e precisa comparecer a uma audiência, a uma semana do início do filme. Caso Ree não o encontre, vivo ou morto, não terá mais onde morar.

Vivendo em um meio completamente hostil, numa área rural cheia de parentes esquisitos e rudes, é extremamente difícil para Ree construir uma relação afetiva. Durante sua busca, Ree se mostra uma menina bastante ousada. Seguimos seus passos em cada momento de sofrimento e tristeza, chegando à cena mais chocante do filme: o encontro com os ossos de seu pai. Pesquisei sobre o título e encontrei que “bone” também pode significar uma espécie de presente, recompensa, bênção. E Ree recebe seu “presente” tanto literalmente quanto metaforicamente.

Debra Granik faz questão de que saibamos somente o que a protagonista sabe. O único momento em que vemos o rosto do pai é num álbum de fotografias (nem na cena do lago temos “acesso” ao rosto do pai). A fotografia, a trilha sonora com tristes canções country e o roteiro (adaptado de um livro de mesmo nome) ajudam a criar o clima frio de inverno tanto da estação quanto dos corações das pessoas.

Jennifer Lawrence nos guia na busca de Ree com uma segurança impressionante. Em nenhum momento duvidamos de que ela é aquela garota com “bravura indômita” (hehehe), através de seu sotaque, olhar e ações. Espero que ela surpreenda novamente em seus próximos filmes (Curiosidade: ela será a Mística no X-Men: First Class). No elenco de coadjuvantes, destaco Dale Dickey, no papel da mulher do cara mais durão da cidade. Deus me livre de encontrar uma mulher dessas na rua.

Adorei na última cena, o fato de Ree não responder à afirmação do tio (“Eu sei quem foi”) com um “Não quero saber” ou “Não me interessa”. Ela precisa superar o que passou, pois ainda tem muitas dificuldades pra enfrentar na vida triste a que foi destinada a viver. Precisa seguir em frente. “Você deveria ficar com isso”.

Nota: 9/10

Um comentário:

  1. O triste é saber que no final a vida dela não vai mudar em nada! Ela luta e sofre tanto durante o filme todo pra continuar levando a mesma vida de antes: Vai continuar cuidando dos irmãos menores com poucos recursos, vai continuar carente do cas carinhos da mãe (cena impressionante aquela que ela "pede colo"!), vai continuar dependendo da caridade dos vizinhos... Fico feliz de saber que ela será a mística! Muito talentosa essa Jennifer Lawrence!

    ResponderExcluir